terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Minha matéria sobre obesidade na universidade




SAÚDE

                                                                                            Aluno de Publicidade, Victor Melo
  Excesso de peso em estudantes pode atrapalhar vida universitária


Pesquisa revela que os mais afetados são os jovens por causa do sedentarismo e má alimentação


Muitos universitários bebem, fumam e tem uma vida sedentária, isso pode causar obesidade e riscos à saúde. Foram pesquisados jovens do país inteiro e o número de estudantes na faculdade com obesidade vem preocupando o Governo e Instituições de Ensino. Essa estatística já chegou à UNISUAM.
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que 51% da população está com excesso de peso e que os jovens entre 18 a 24 anos tem o maior índice que é de 29,4%. Para o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o resultado mostra a necessidade de um maior investimento em ações preventivas com os jovens. “Com esse levantamento nós conseguimos resultados que permitem aprimorar nossas políticas públicas, que são essenciais para prevenir uma geração de pessoas com excesso de peso”, afirma o ministro.
Na UNISUAM não é difícil encontrarmos alunos com excesso de peso. O aluno Victor Melo, que cursa Publicidade, sente dores e cansaço para chegar às salas de aula mais distantes e acha que as carteiras não ajustam e ficam apertadas para ele. “As poltronas do auditório no Hans Donner são um pouco apertadas e não tenho como usar o braço pra escrever por causa da minha perna”, afirma o estudante, que também se diz desinformado sobre como combater à obesidade.
 
Coordenadora do Curso de Nutrição, Professora Fabiane Toste Cardoso



Fabiane Toste Cardoso, coordenadora de Nutrição da UNISUAM, orienta que se deve escolher melhor os alimentos a serem consumidos. “O ideal é realizar trocas saudáveis, isto é, optar por lanches menos calóricos e ricos em fibras, tais como sanduíches com pão integral, frutas (in natura sob a forma de sucos e vitaminas) e barras de cereais, por exemplo.” Ressalta a importância do acompanhamento do profissional Nutricionista e de que atitudes isoladas não garantem a perda de peso. A redução de peso e a diminuição de doenças associadas à obesidade estão ligadas à mudança de hábitos alimentares e à prática de atividade física.



Preceptor de estágio na Academia Escola, Professor Rafael da Silva Santos
“Ter uma melhor qualidade de vida”. É o que o professor e preceptor de estágio na Academia Escola da UNISUAM, Rafael da Silva Santos acredita ser o maior benefício que o aluno consegue seguindo uma dieta e procurando fazer exercícios ganharia. “Não só na questão física, mas na psicológica e mais importante ainda na social”, levantou a questão voltada para os alunos que sofrem com o excesso de peso e são vítimas de Bullying. Com 30 minutos diários praticando um exercício aeróbico como a caminhada o aluno perde de calorias, ganha resistência física, previne algumas doenças e combate outras.


Trabalho da professora Vanessa Paiva de "Redação e Estilo"

Luís Fernando Franco dos Reis (Terceiro período de Jornalismo)
Danilo Ferreira dos Santos (Terceiro período de Jornalismo)
Samanta Balster Salvador (Terceiro período de Jornalismo)